Snacks proteicos saudáveis

Uma das grandes dificuldades da mulher moderna é compreender o que deve consumir ao longo do dia. Introduzir lanches saudáveis, idealmente snacks proteicos, é uma excelente maneira de satisfazer a fome, mantendo o apetite controlado nas refeições principais, ajudando assim a não consumir comida a mais.



Porque faz sentido introduzir snacks proteicos na nossa alimentação?

Grande parte das pessoas têm déficit proteico. A proteína é um macronutriente (assim como a gordura e os hidratos de carbono) e é essencial para a nossa sobrevivência. Precisamos dela para regenerar os músculos, pele, tecidos de órgãos, cabelos, unhas, etc. A proteína está também presente em várias estruturas do nosso corpo. Ajuda ainda a criar enzimas que regulam nosso metabolismo e tem um papel na produção de hormonas, anticorpos, neurotransmissores, etc.


Quais as consequências de falta de proteína para a nossa saúde?

O corpo humano passa por dois processos o tempo inteiro: o anabolismo e o catabolismo. Estas são as formas que o corpo arranjou para manter o equilíbrio fisiológico.


O que é o anabolismo e o catabolismo?

O anabolismo é a construção do nosso corpo. É o momento em que o nosso corpo utiliza a nutrição que lhe fornecemos para criar algo útil e se auto regenerar (a nível das células, por exemplo).

O catabolismo é precisamente o contrário. É quando o corpo quebra estruturas mais complexas em estruturas mais simples; é a autodestruição do corpo para transformar moléculas em energia.

Este é um processo que acontece durante todo o dia. O nosso corpo está constantemente em processo de construção e destruição.


Em dias de treinos mais intensos, o nosso corpo utiliza energia armazenada em forma de glicogénio para produzir energia e continuar a treinar.

Se não estivermos devidamente nutridas, o corpo vai entrar num estado de catabolismo. O corpo precisa de energia e, ao não estarmos a fornecê-la numa quantidade suficiente, o corpo quebra estruturas e resolve a situação. O problema acontece quando o corpo quebra músculo (que contém proteína) para produzir energia (ao invés de transformar gordura em energia).


Catabolismo muscular

Portanto, o problema acontece quando o catabolismo acontece no nível muscular, muito instigado pela falta de proteína. Se vives num estado de degradação e de deficit proteico, o corpo acaba por usar os aminoácidos dos músculos (que vêm da proteína) como fonte de energia.

Muitos dos físicos vistos nas redes sociais vivem em catabolismo. Isto tem várias consequências, desde cansaço a perda da menstruação.

Também significa que acontece uma perder peso (mas não gordura, é o músculo que é usado ocmo fonte de energia). É por isso que é tão importante ter um consumo adequado e suficiente de proteína. Se há macronutriente que não deve faltar, é a proteína.

Se o anabolismo for maior que o catabolismo, a pessoa constrói estruturas e ganha massa muscular. O contrário também se verifica: quando o catabolismo supera o anabolismo, os músculos diminuem e a gordura mantém-se no corpo.


Quais são as consequências?

A principal consequência é a diminuição da massa muscular, que consequentemente se reflete na flacidez, na perda de força e de resistência. Para não falar da perda de qualidade de vida, de um corpo mais débil e fraco e sensação de cansaço e desânimo. Se ficas muito tempo sem te alimentares, o corpo começa a autodestruir-se para ter energia para conseguires desempenhar as tuas funções. Por isso é que é tão importante honras a tua fome e sentir a tua saciedade quando comes (princípios 2 e 5 de Comer Intuitivamente)



Como evitar o catabolismo?

O meu bolinho proteico

Ingerir energia de forma adequada e consistente e muitos snacks proteicos!

Aponta os exemplos destes snacks proteicos:

  • Iogurte proteico ou equivalente + 15g de manteiga de amendoim (18gr de proteína);

  • Fatia de pão Shape ou Prozis + 1 ovo + fiambre (18gr de proteína);

  • Pudim proteico + 5 amêndoas (21gr de proteína);

  • 20gr Aveia + 30gr claras + 10gr de whey + 10g de manteiga de amendoim (16gr de proteína);

  • Barras proteicas de qualidade (de 12 a 20gr de proteínas, vê aqui como escolheres a barra indicada para ti!);



Fazer uma alimentação equilibrada, rica em proteína, é chave para sentires a tua saciedade.

Começa hoje mesmo a introduzi-la para SENTIRES a diferença!

Lembra-te: somos fantásticas!

Não te esqueças de usar o meu código FITJOANNE para 10% de descontos + ofertas grátis e na Prozis e Zumub e o cupão FITJOANNE15 para 15% de descontos + ofertas grátis na EU Nutrition

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png

Copywright© 2020 de Joana Amaral

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte integrante do mesmo não pode ser reproduzido sem a autorização expressa da autora, seja para fins pessoais ou comerciais.

Política de Privacidade

Termos e Condições

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS