Snacks proteicos saudáveis

Uma das grandes dificuldades da mulher moderna é compreender o que deve consumir ao longo do dia. Introduzir lanches saudáveis, idealmente snacks proteicos, é uma excelente maneira de inibir a fome, mantendo o apetite controlado nas refeições principais, ajudando assim a não consumir calorias a mais.

Grande parte das pessoas têm déficit proteico. A proteína é um macronutriente (assim como a gordura e os hidratos de carbono) e é essencial para a nossa sobrevivência. Precisamos dela para regenerar os músculos, pele, tecidos de órgãos, cabelos, unhas, etc. A proteína está também presente em várias estruturas do nosso corpo. Ajuda ainda a criar enzimas que regulam nosso metabolismo e tem um papel na produção de hormonas, anticorpos, neurotransmissores, etc.

Quais as consequências de falta de proteína numa jornada de perda de gordura?

O corpo humano passa por dois processos o tempo inteiro: o anabolismo e o catabolismo. Estas são as formas que o corpo arranjou para manter o equilíbrio fisiológico.

O que é o anabolismo e o catabolismo?

O anabolismo é a construção do nosso corpo. É o momento em que o nosso corpo utiliza a nutrição que lhe fornecemos para criar algo útil e se autorregenerar (a nível das células, por exemplo).

O catabolismo é precisamente o contrário. É quando o corpo quebra estruturas mais complexas em estruturas mais simples; é a autodestruição do corpo para transformar moléculas em energia.

Este é um processo que acontece durante todo o dia. O nosso corpo está constantemente em processo de construção e destruição.


Em dias de treinos mais intensos, o nosso corpo utiliza energia armazenada em forma de glicogénio para produzir energia e continuar a treinar.

Quando estamos em déficit calórico e queremos perder peso, o corpo vai entrar num estado de catabolismo. O corpo precisa de energia e, ao não estarmos a fornecê-la numa quantidade suficiente, o corpo quebra estruturas e resolve a situação. O problema acontece quando o corpo quebra músculo (que contém proteína) para produzir energia (ao invés de transformar gordura em energia).

Catabolismo muscular

Portanto, o problema acontece quando o catabolismo acontece no nível muscular, muito instigado pela falta de proteína. Se vives num estado de degradação e de deficit proteico, o corpo acaba por usar os aminoácidos dos músculos (que vêm da proteína) como fonte de energia – e não a gordura acumulada.

Isto significa que estás efetivamente a perder peso, mas não gordura. É por isso que é tão importante ter um consumo adequado e suficiente de proteína. Se há macronutriente que não deve faltar, é a proteína.

Se o anabolismo for maior que o catabolismo, a pessoa constrói estruturas e ganha massa muscular. O contrário também se verifica: quando o catabolismo supera o anabolismo, os músculos diminuem e a gordura mantém-se no corpo.

Quais são as consequências?

A principal consequência é a diminuição da massa muscular, que consequentemente se reflete na flacidez, na perda de força e de resistência. Se ficas muito tempo sem te alimentares, o corpo começa a autodestruir-se para ter energia para conseguires desempenhar as tuas funções.


Essa medida funciona como um instinto de sobrevivência, já que ao retirar a energia do músculo, o corpo garante a realização de todos os processos necessários para a tua sobrevivência. Deficit calórico em excesso vai prejudicar a tua saúde, comprometer o teu metabolismo e o funcionamento hormonal.

Como evitar?
Dicas de snacks proteícos saudáveis

Com snacks proteicos! Perder gordura, quase todas as mulheres querem, mas perder músculo é perder saúde! Uma das formas a evitar é ter uma nutrição adequada, que passa pelo consumo equilibrado de proteína. Aponta os exemplos destes snacks proteicos, todos com menos de 200 calorias:

  • Iogurte proteico ou equivalente + 15g de manteiga de amendoim (18gr de proteína);

  • Fatia de pão Shape ou Prozis + 1 ovo + fiambre (18gr de proteína);

  • Pudim + 5 amêndoas (21gr de proteína);

  • 20gr Aveia + 30gr claras + 10gr de whey + 10g de manteiga de amendoim (16gr de proteína);

  • Barras proteicas de qualidade (de 12 a 20gr de proteínas, vê aqui como escolheres a barra indicada para ti!);

Coloca o email em baixo para receberes uma lista com 18 ideias de pequenos almoços e snacks rápidos e saudáveis

Incluí:

  • o valor nutricional de cada ideia,

  • sugestões salgadas e doces

  • ideias de snacks extra rápidos para dias muito atarefados

  • sugestões com menos de 300 calorias


Fazer uma alimentação equilibrada, rica em proteína, é chave para perderes peso de forma sustentável e saudável.

Se o queres começar a fazer de forma esclarecedora e confiante, vê aqui como te posso ajudar e entra em contacto. O que pretendes é perder gordura e não necessariamente peso, e que isso também implica fazeres as mudanças certas a nível alimentar. Vamos a isso?

Não te esqueças de usar o meu código FITJOANNE para 10% de descontos + ofertas grátis e na Prozis e Zumub e o cupão FITJOANNE15 para 15% de descontos + ofertas grátis na EU Nutrition


Coloca o email em baixo para receberes uma lista com 18 ideias de pequenos almoços e snacks proteicos rápidos e saudáveis

Incluí:

  • o valor nutricional de cada ideia;

  • sugestões salgadas e doces;

  • ideias de snacks extra rápidos para dias muito atarefados;

  • sugestões com menos de 300 calorias;

Lembra-te: somos fantásticas!

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png

Copywright© 2020 de Joana Amaral

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte integrante do mesmo não pode ser reproduzido sem a autorização expressa da autora, seja para fins pessoais ou comerciais.

Política de Privacidade

Termos e Condições

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS