Como realmente sentir fome?

Compreender como vamos sentir fome é essencial para começar a fazer as pazes com a comida e a para não nos descontrolarmos com a alimentação.


Vivemos num mundo que está constantemente a dizer-nos o que devemos comer ou deixar de comer afastamo-nos cada vez mais destes sinais biológicos da fome que temos e aprendemos a ignorá-los ou mascará-los. Também aprendemos a contrariar aquilo que realmente queremos comer e somos levadas a comer iogurte quando na realidade queremos gelado. Somos capazes de comer 2 iogurtes, bolachas, chocolate e finalmente o gelado.


(vê aqui como podes redescobrir o prazer de comer de forma segura)


Se reparas que nem sabes muito bem se tens fome quando começas a comer, ou não sabes porque te apetece comer se nem tens fome, não te preocupes, sei como te ajudar!

Sentir a fome

Como sentir fome?

Primeiro passo

Livra-te de todas as apps de contagem de calorias e macros e vive sem regras sobre a tua alimentação.

Eu própria, durante anos a fio, usei o MyFitnessPal (aplicação de contagem de macros e calorias). Embora seja interessante do ponto de vista nutricional, isto afasta-te completamente de viver sem dietas e de ouvires o que o corpo realmente precisa. Se estás a medir as calorias que tens, ou quantos hidratos já ingeriste, é impossível ficar imparcial a esses números e satisfazer (e compreender) as tuas verdadeiras necessidades. Isto tem a ver com o Princípio 1 de Comer Intuitivamente, que é Rejeitar a Mentalidade de Dieta.


Dá ao teu corpo energia adequada e de forma consistente

É importante dares energia ao teu corpo durante todo o dia, em períodos consistentes. Por vezes, devido a tantas tentativas de dieta, ou a horários laborais complicados, começamos a desenvolver padrões alimentares que nos desregulam completamente a nossa fome e a compreensão dos sinais que o nosso corpo manda. Por vezes, ignoramos tanto esses sinais, que quando realmente nos permitimos senti-los, não nos conseguimos controlar, porque já estamos com demasiada falta de nutrição.

Por isso, começa a estar atenta e a compreender quando realmente tens fome e concede-te essa permissão para comer, independentemente de que horas forem! Aqui abordamos o Princípio 2 de Comer Intuitivamente, chamado Honra a tua fome)

Familiariza-te com a tua ‘escala da fome’

Quando estás na aprendizagem de comer intuitivamente, começas a ficar familiarizada com a tua escala da fome que vai de 1 a 10 ,sendo 1 com tanta fome que quase cais para o lado e 10 estares completamente cheia. Tenta perceber como é a sensação no teu corpo de começares a sentir alguma fome, de quando já estás satisfeita, como estás um pouco além de satisfeita, etc etc.

Quando digo compreender a sensação significa como o sentes. Como estavam os níveis de concentração? Como sentes a tua cabeça? O que sentes na barriga? Etc etc. Familiariza-te com isto para te começares a compreender fisicamente! Isto é mais uma das muitas ferramentas e exercícios usados no processo de aprendizagem de Comer Intuitivamente.

E aqui estão 3 maneiras para começares a compreender os sinais da tua fome biológica, ponto crucial para fazeres as pazes com a comida e comeres de forma naturalmente saudável.


Se precisas de ajuda a começares o teu percurso de liberdade, amor próprio e de apreciação real da comida, podes contar comigo e com o meu acompanhamento de alimentação intuitiva aqui. Se experimentares alguma das sugestões acima para reaprenderes a sentir fome, partilha comigo o teu resultado!


Lembra-te: somos fantásticas. E NUNCA desistas de ti!

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png

Copywright© 2020 de Joana Amaral

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte integrante do mesmo não pode ser reproduzido sem a autorização expressa da autora, seja para fins pessoais ou comerciais.

Política de Privacidade

Termos e Condições

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS