Qual a melhor barra de proteína para mim?

Sendo que a oferta é cada vez mais extensa no mercado, esta é uma pergunta que recebo reccorentemente das mulheres fantásticas que acompanho: "Como posso escolher a melhor barra de proteína para mim?"

Antes de mais, não dá para esconder que sou uma ENORME fã de snacks e docinhos proteicos. Sem dúvida que é conveniente, prática e super saborosa (na maioria dos casos!).

É uma ótima alternativa a uma barra de chocolate ou um queque, pois consegue satisfazer a vontade de comer algo doce sem consumires açúcar e imensa gordura, isto claro, se escolheres com atenção. Além disso, têm uma quantidade de proteína muito amigável, muito muito importante para a perda de massa gorda num regime de perda de gordura!!

Sabes como escolher a melhor barra de proteína para ti?

Como escolher a melhor barra de proteína para mim?


Vale mesmo a pena?

A barra de proteína tem mais fibra e proteína do que um chocolate tradicional, o que te ajuda a sentir mais saciada, e pode ser mesmo considerada como um snack.

A proteína é mesmo essencial na tua alimentação. Quando em deficit calórico (dieta para perder gordura) é ela que evita que percas músculo em vez de gordura. Ela tem um papel fulcral na manutenção, recuperação e criação de tecidos do corpo e dos nossos orgãos. Ajuda a transportar nutrientes para o corpo e vitaminas e minerais para as células. Se não tiveres uma quantidade de proteína adequada, as tuas células não conseguem funcionar de forma eficaz.

(Isto é novidade? Então tens de aprender sobre nutrição, que podes estar a cometer muitos erros que te afastam do teu objectivo!)


Qual a melhor altura para as consumir?

Bem, acima de tudo, garante que tens fome! É um bom snack de pré treino (de 1 a 2h antes de treinar) ou pós treino (15 a 30 minutos depois do treino) ou como um snack ao longo do dia.

Como pós treino, garante que tem uma quantidade baixa de gordura visto que depois do treino queremos que os nutrientes cheguem rapidamente aos músculos para os reparar. A gordura atrasa este processo.


Ingredientes

Este é um dos downsides das barras proteicas industriais: elas têm uma carrada de ingredientes, algo normal em QUALQUER produto processado e industrializado. As melhores barras de proteína serão aquelas cujos principais ingredientes sejam proteína em pó, fibras, frutos secos e chocolate negro.


Quantidade de proteína

Algo a ter em atenção. Algumas barras dizem ser proteicas quando na realidade deixam muito a desejar neste campo. Podem ser comercializadas como barras de proteína mas na realidade são um Twix com um bocadinho de mais proteína que o normal.

Olha para a quantidade de proteína VS quantidade de hidratos de carbono. Se tiver mais hidratos de carbono, considera procurares outra barra. Isto porque proteína contém aminoácidos, que são estruturas que ajudam na construção, manutenção e reparação de músculo, articulações, ossos, assim como são responsáveis por unhas e cabelo fortes e pele saudável. Garante, por isso, que estás a consumir proteína suficiente na tua dieta, assim como nos teus snacks (supostamente) proteicos.


Açúcar

Está presente em quase tudo o que consumimos, incluindo em algumas barras proteicas. Algumas barras têm mais açúcar que proteína. Se estás à procura de algo mais saudável e que te vá deixar saciada, uma barrinha açucarada com alguma proteína não é a solução mais adequada. Tem atenção à quantidade de açúcar presente, sendo que as melhores barras de proteína serão aquelas que têm mais proteína que açúcares. Na tabela nutricional da barrinha irás ver Hidratos de Carbono. Por baixo dessa secção irás encontrar os açúcares.


Fibra e polióis

Muitas barras proteicas têm imensa fibra - o que é fenomenal! Ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue, manter a insulina baixa e sentires-te satisfeita. A fibra também ajuda na digestão.

Se o total de hidratos de carbono for muito baixo, é porque possivelmente a barra contém polióis. Enquanto a maior parte das pessoas não tem qualquer problema a digerir polióis, se sentires desconforto abdominal, gás ou inchaço, começa a evitar barras com muitos polióis.


Gordura

Ao contrário do que possas estar a pensar, é uma boa ideia a barra proteica ter alguma gordura. Isso não só vai abrandar a tua digestão, ajudando a sentir-te mais saciada durante mais tempo, como também vai fazer com que a barra saiba MUITO melhor. Há um tipo de gordura que deve ser evitado em todos os alimentos e que só aparece em produtos processados. É chamada de 'gordura trans' e podes controlar a sua quantidade ao veres a tabela de nutrição por debaixo das Gorduras. A maior parte das barras já eliminou completamente a quantidade de gordura trans - ou seja, a melhor barra de proteína não terá gordura trans.


Calorias

Temos de ter atenção nas escolhas. Há barras proteicas mais saudáveis e equilibradas, enquanto que outras mais parecem uma barra de chocolate Mars com uma graça de fit! Barras proteicas tem uma embalagem que sugere que são um alimento saudável, mas vê sempre a tabela nutricional! Se as consomes como um snack entre refeições, elas devem ter cerca de 200 a 230 kcal (algumas podem estar na casa das 400!).


Outro tipo de barras

Também existem Barras de Substituição de Refeição (Meal Replacement Bars). Estas não aconselho, têm demasiadas calorias para algo com tão pouco volume. E, se pensarmos bem, a Humanidade sempre fez refeições e sempre se deu bem com isso. Nunca precisou de Barras de Substituição de Refeicão ou de Shakes para o mesmo efeito. Refeições não são para serem substituídas. São para serem organizadas, adequadas às tuas necessidade e objectivos e para te trazerem prazer!


Com dúvidas qual a melhor barra?

Sem problemas! Para te ajudar na tua escolha, fiz uma Guia para Amantes de Barrinhas onde podes ficar a saber as calorias, preço, sabores aconselhados, sabores a evitar, como ter descontos e MUITO mais! Basicamente, descobrir qual é a melhor barra de proteína para ti!!


Basta colocares o teu email em baixo, subscreveres à newsletter e receberás toda a informação!


Não percas nenhuma das minhas receitas proteicas e deliciosas AQUI



Queres aprender a fazer as tuas barrinhas em casa?

Então vais adorar o meu ebook PROTEINANDO - Proteína para lá do shake! Tens imensas receitas saudáveis, práticas, proteicas e deliciosas à tua espera! Incluí também como cozinhar com proteína vegana. Descobre mais informação e aventura-te na cozinha!




Não te esqueças de usar o meu código FITJOANNE para 10% de descontos + ofertas grátis e na Prozis e Zumub e o cupão FITJOANNE15 para 15% de descontos + ofertas grátis na EU Nutrition


Das lojas independentes, aconselho a PrimeBody Nutrishop na compra das tuas barrinhas!


Lembra-te: somos fantásticas!

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png

Copywright© 2020 de Joana Amaral

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte integrante do mesmo não pode ser reproduzido sem a autorização expressa da autora, seja para fins pessoais ou comerciais.

Política de Privacidade

Termos e Condições

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS