6 coisas para fazer numa quarentena saudável

Muitas pessoas assustam-se com a ideia de quarentena. Não só a de não ter nada para fazer, como não saber como resistir à tentação de passar o dia todo na cozinha ou como se manter minimamente activo.


Um estudo de 2004 descobriu que os residentes de Toronto em quarentena durante a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) exibiram sintomas de depressão e stress pós traumático. A SARS foi mais letal que o pandêmico coronavírus, matando 10% dos que atacou, mais que o dobro da taxa de mortalidade actualmente estimada do COVID-19. Mas a SARS foi controlada em relativamente pouco tempo.


As pessoas que estavam de quarentena não tinham a possibilidade de comunicarem através de Skype ou o WhatsApp. "Foi um isolamento profundo", disse a Dr. Rima Styra, professora associada do departamento de psiquiatria da Universidade de Toronto e co-autora do artigo de 2004. Sentia-se também sentimentos de medo.


Indivíduos com um problema de saúde mental preexistente, como ansiedade, podem mais vulneráveis aos efeitos psicológicos negativos durante uma (ainda) auto-quarentena; assim como os idosos, que podem não ter os mesmos contactos sociais que os mais jovens, ou mesmo facilidade a entreterem-se com tarefas mais práticas, como fazer a comida ou lavar roupa, disse a Dr. Styra no estudo referido acima.


Posto isto, é extremamente importante mantermos a mente ocupada durante o período de isolamento.

Segue as 6 ideias em baixo para teres uma quarentena não só produtiva, como também saudável.




Define uma hora para acordar e deitar

É muito normal ficarmos acordados pela noite dentro, adiando do sono. Isto faz com que no dia a seguir nos levantemos mais tarde, e todo o nosso dia fica desregulado e descontrolado. Pequeno almoço ao meio dia, almoço às três, uns petiscos aqui e ali, jantar às 9 da noite e petiscos até às tantas da madrugada. As tarefas que tinhas para fazer ficam adiadas, embora tivesses todo o tempo do mundo. Desde andar de pijama o dia todo, a teres a louça por lavar, tudo isto contribuí para um sentimento de descontrolo e de desinteresse pelas possibilidades que um dia livre te pode dar.

O primeiro passo para contrariares isso é comprometeres-te a acordar cedo (cedo para mim é às 6h, mas para ti pode ser às 11h, cada um tem o seu ritmo) e, consequentemente, deitares-te de forma a cumprires 8h de sono. Este é o primeiro passo para ganhares controlo e não sentires que não tens propósito. Quando definires isto, pões em prática o ponto abaixo.

Experimenta novos pequenos-almoços

Lembras-te daquela receita que já estás para experimentar à meses (incluindo as minhas receitas do meu ebook)? Pois agora é a hora de a fazeres. Não só o pequeno almoço é muito importante, como também raramente temos tempo para o saborearmos. Dá te tempo para escolheres o que queres comer, confecionar e apreciar.

É sempre uma melhor opção fazeres isto ao pequeno almoço, pois assim podes gerir o que vais comer o resto do dia com mais flexibilidade.

Se decidires fazer o mesmo ao jantar, que é o mais comum na nossa cultura, podes correr o risco de acabares por consumir calorias a mais no final do dia. Se começares logo de manhã com uma refeição reforçada, vais ficar com menos apetite para o lanche da manhã ou almoço, mantendo o equilíbrio das calorias. Para além de que o jantar pode ter 2 a 3 momentos: entrada, prato principal e sobremesa. São 3 oportunidades de cometer excesso. O pequeno almoço é tradicionalmente visto como uma refeição com 1 momento só, e aqui reduzimos para 1/3 as probabilidades de excesso! Perfeito!


Queres receitas proteicas, saudáveis e super simples?

Então vais adorar o meu ebook PROTEINANDO - Proteína em pó para lá do shake! Tens imensas receitas à tua espera! Descobre mais informação e aventura-te na cozinha!

Mantem-te activo

Este pode ser o desafio a cumprir durante a quarentena. Se tiveres num sitio privilegiado em que tenhas campo à tua volta, aproveita para fazeres caminhadas de 40min a 1hora. Se viveres num sitio mais urbano, procura parques extensos (caso não seja proibido ir para lá) para fazeres uma caminhada. Aproveita para limpares as prateleiras de casa de cima abaixo, ou passeia os cães como nunca os passeaste. Contudo, toma sempre as medidas de segurança necessárias.

Sublinho que a maior parte da nossa atividade física é feita no dia a dia com as deslocações que fazemos (não é na aula do ginásio). Se estás por casa, tens mesmo de fazer um esforço redobrado para mexer mais.

Treina em casa

Treino é exercício físico de forma pensada, estruturada e repetida. Não podes considerar limpar a casa como ‘treinar’, ou fazer uns exercícios sem nexo nenhum e considerar o teu workout do dia. Para além da actividade referida no ponto anterior, é muito importante dedicares um período do teu dia exclusivamente a fazer o corpo mexer acima do esforço normal.

Há imensas opções de treino que podes seguir online (claro que há uns treinos melhor planeados que outros!). Se costumas treinar com pesos, sê criativo! Embalagens de farinha são demasiado leves. Utiliza objectos como sacos de ração de cão, da areia dos gatos, garrafões de água, baldes com pedras do quintal, etc etc (já utilizei um escadote para servir de peso para treinar biceps!)

Vê como te posso ajudar!

Seleciona um livro e um filme para te entreteres

A pilha de livros de Natal que ainda tens para ler, e os filmes gravados na box da TV são para ver agora. Em média, perdemos de 1 a 2h em transportes públicos de casa para o trabalho. Se estás sem trabalhar ou a trabalhar a partir de casa, é importante utilizares esse tempo extra. Tal como é fulcral comprometeres-te com uma hora para acordar e para deitar, acrescentares algo ao teu dia nas horas extra também vai ajudar a manter o controlo e a sensação de rotina tão importante para o nosso bem estar.

Organiza as tarefas

Se achas que tens pouco para fazer, muda já esse pensamento porque é meio caminho andado para a preguiça instalada. Pensa no que tens que fazer (desde lavar a roupa a estudar), define quando vais mexer o corpo, quando vais treinar, quando vais ver o teu filme e ler o teu livro e já tens grande parte do dia preenchido. Sobra tempo? Não te esqueças de pesquisar os novos produtos da Prozis ou Zumub para a tua próxima encomenda ou veres qual a próxima receita a fazer.

Depois de saberes o que vais querer fazer, determina a altura do dia (se é de manhã, tarde ou noite).


Controlares o que vais fazer vai ajudar a controlar a tua dieta também

Manteres uma rotina, mexeres o corpo, experimentar com novos sabores e definires o que vais fazer e quando é muito importante para também controlares as tuas refeições e o intervalo entre elas!

Resistir às tentações que vivem na tua cozinha só é possível se te entreteres a ganhares controlo do teu dia.


Se vires que vais precisar de uma orientação diária e pessoal vê aqui como te posso ajudar.

Se queres um plano de treino pessoal, assim como orientação diária para o acomodar ao material disponível (ou a falta dele) e à intensidade que desejas trabalhar vê aqui como te posso orientar.


São tempos esquisitos os que se aproximam, ninguém foi ensinado a lidar com a situação actual e vamos todos ter de o aprender juntos. Protege-te, ocupa-te e sê produtivo.


Não te esqueças de usar o meu código FITJOANNE para 10% de descontos + ofertas grátis e na Prozis e Zumub e o cupão FITJOANNE15 para 15% de descontos + ofertas grátis na EU Nutrition


Lembra-te: somos fantásticos!

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS