Benefícios da aveia

Os flocos de aveia são um alimento centenário cheio de benefícios. O floco, em vez da farinha, além de ser menos processado, vai conter mais fibras e vitaminas, aumentando assim a tua saciedade.


Benefícios de consumir aveia

Descobre abaixo algumas razões pelas quais a aveia é uma excelente adição ao teu dia a dia.


Aveia é incrivelmente nutritiva

A composição de nutrientes da aveia é muito equilibrada. São uma excelente fonte de fibras (incluindo a beta-glucano que te ajuda a sentir saciada!)

Elas também contém mais proteína que a maioria dos grãos e cereais.

A aveia é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Meia caneca de flocos cruos, cerca de 78 gramas de aveia seca contém cerca de:

  • Manganês: 191% do DDR (Dose Diária Recomendada)

  • Fósforo: 41% do DDR

  • Magnésio: 34% do DDR

  • Cobre: 24% do DDR

  • Ferro: 20% do DDR

  • Zinco: 20% do DDR

  • Vitamina B9: 11% do DDR

  • Vitamina B1:39% do DDR

  • Vitamina B5: 10% do DDR

Tudo isto com 43gr de hidratos de carbono, 13 gr de proteína, 5 gr de gordura e 8 gr de fibra e 290 calorias. Relembra, 78gr de aveia é incrivelmente saciante e dará para mais do que uma refeição, deixando-te satisfeita durante horas.

Isto significa que a aveia está entre os alimentos mais ricos em nutrientes e com maior poder de saciedade que podemos consumir.

Aveia tem beta-glucanos

A aveia é rica em beta-glucanos, fibras solúveis com vários benefícios. Ajudam a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, promovem bactérias intestinais saudáveis e aumentam a sensação de saciedade

Aveia é altamente saciante

A aveia (especialmente em papa) não é apenas uma refeição deliciosa para qualquer altura do dia como também é incrivelmente saciante. Escusado é dizer que consumir alimentos que te fazem sentir satisfeita e saciada é imperativo para teres uma relação saudável e equilibrada com a comida. Ou seja, tens de compreender quais são as refeições que te dão prazer e te deixem confortavelmente cheia e sem fome durante horas. Não há dieta, plano alimentar ou conjunto de regras em relação à tua alimentação que vá fazer com que te sintas verdadeiramente bem, para deixares de pensar em comer constantemente e teres de controlar a tua alimentação. Isso tens de ser tu a descobrir. Tenho aqui informação para te ajudar a descobrir o prazer de comer


O facto de a aveia te fazer sentir saciada é devido às fibras solúveis que faz com que as papas fiquem com uma textura cremosa. Para descobrires como é que podes transformar as tuas papas numa refeição magnifica para qualquer altura do dia, podes ver as minhas sugestões no meu novo ebook de receitas de aveia.



Os beta-glucanos na aveia também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), uma hormona produzida no intestino. Essa hormona da saciedade pode levar à redução da ingestão de calorias. Isto porque te sentes verdadeiramente satisfeita fazendo com que naturalmente deixas de pensar em comer. Daí um dos princípios de Comer Intuitivamente seja ‘encontrar o factor de satisfação’

Aveia é extremamente versátil

Para além de tudo isto, a aveia é verdadeiramente versátil. Desde confeccionares papas no microondas em minutos, a usar o floco para acompanhar refeições práticas e salgadas, o céu é o limite em relação ao que podes construir com este floco.


A aveia, para além de ser um alimento cheio de nutrição natural, também te vai deixar saciada durante horas. Por ser versátil, cabe-te a ti procurares as versões que te deixam satisfeita também para poderes sentir os verdadeiros benefícios da aveia todos os dias!


Lembra-te: somos fantásticas. E NUNCA desistas de ti!

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png

Copywright© 2020 de Joana Amaral

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte integrante do mesmo não pode ser reproduzido sem a autorização expressa da autora, seja para fins pessoais ou comerciais.

Política de Privacidade

Termos e Condições

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS