Alimentação Consciente e comer intuitivamente

Estarás secretamente de dieta?

Já tentaste imensas dietas mas ainda não conseguiste atingir ou manter o resultado desejado? Sem saber o que fazer porque, embora a ‘dieta’ seja sempre diferente, acaba por acontecer o mesmo? Ou o peso volta, ou desistes. Não fazes ideia do que significa comer intuitivamente ou alimentação consciente?

Eu compreendo, estás fartinha de tentar algo que não resulta contigo ou que não consigas manter o resultado. Procuras algo que te mude de vez, sem ficares a pensar em comida o tempo todo nem teres de planear uma cheat meal para saberes que tens escape.

Já passaste por tantas dietas, que, embora não estejas oficialmente ‘de dieta’, manténs um número de regras e de restrições (que aumenta com cada dieta que tens) que quase paralisa totalmente a tua capacidade natural de escolheres o que comes. Sem peso na consciência, sem medos, sem culpa. Simplesmente aprenderes a ouvir o teu corpo para comeres quando, o que e nas quantidades que precisas.

Se te queres reencontrar no teu corpo e melhorar a tua relação com a comida, Intuitive Eating, ou Comer Intuitivamente, poder ser a chave para ti.



Alimentação Consciente e Comer Intuitivamente


O que é Intuitive Eating?

Comer Intuitivamente (ou Intuitive Eating) é algo que ensino e oriento a maioria das minhas clientes a conseguir. É um método que te ensina a comer de forma natural e te torna uma especialista em ouvires a tua fome fisiológica, a compreenderes quando estás verdadeiramente saciada e a tornares a tua alimentação consciente.

Essencialmente, é o contrário daquilo que esperas da palavra ‘dieta’: não te coloca regras, não te diz o que e quando comer. Em vez disso, ensina-te a respeitar e honrar o teu apetite, dando noções do que é realmente adequado para ti. Ensina-te a ser a versão mais saudável de TI mesma, com as regras orientadas pela coach e pela cliente!


Parece utopia, eu sei, mas não é. Regras e restrições servem para serem quebradas e isso faz com que os resultados sejam perdidos. Quem já fez uma dieta que resultou… durante uns meses? Ou mesmo anos? E depois volta tudo ao mesmo. Ou então consegues manter os resultados, mas sentes-te privada, desconfortável em volta da comida e stressada quando não consegues controlar a tua alimentação. A diet culture (ou cultura das dietas) vive para isso: coloca regras e restrições para um determinado objectivo. Keto, Paleo, Low carb, Fasting… Nenhuma delas te ensina a lidar com o teu apetite, com a comida que adoras ou com binges ou compulsões. Tudo o que fazem é ditar uma data de regras que tens de seguir. Sempre, todos os dias, para o resto da vida.

Há quem se adapte e se identifique com essas dietas ou metodologias. Para quem já tentou de tudo ou já está farta de tentar, este artigo é para ti.


O básico

Intuitive Eating promove uma relação saudável com o teu corpo e com a tua comida através do teu auto conhecimento e consciência. Estou realmente com fome? Porque continuo a comer mesmo depois de já estar satisfeita? Porque não resisto a certos alimentos? Porque não me controlo? Estas são apenas ALGUMAS de muitas aprendizagens feitas com o intuitive eating, e as respostas estão, maioritariamente em TI, apenas precisas de um ajuda a encontra-las e de alguém que te guie nesta jornada pela alimentação consciente.


Comer quando tens fome e deixar de comer quando estás satisfeita deveria ser um processo intuitivo. Contudo, caso não se verifica com muitas pessoas. Eu própria já passei pelo mesmo. Desde estar ansiosa para chegar a casa e comer um folhadinho (mesmo se não tivesse fome), a suprimir a minha fome com garrafas de água porque ainda não eram horas de comer (tinha de passar pelo menos 3h da última refeição).

Seguir um plano alimentar fixo e não flexível impede-te de comer pela intuição e de te reconectares com o teu corpo e a tua fome.

Para comeres de forma intuitiva tens de aprender a reconectar-te com o teu corpo e a confiar nele, em vez de olhares para o teu plano alimentar ou quantas calorias te sobram nesse dia. Há certas aprendizagens que devem ser feitas para isto, como distinguir entre a fome fisica e a fome emocional.


Fome física: necessidade biológica de repor nutrientes. Ela vai aumentando com o passar do tempo e tem várias características como sensação de estômago vazio, sede, irritabilidade, cansaço, etc.

Fome emocional: necessidade de comer para não ter de lidar ou esquecer certas emoções, como tristeza, solidão, stress. Leva a sentimentos de culpa, fracasso e de desprezo pessoal.


Familiar? Compreendo-te bem, e estou aqui para TE guiar e para te ajudar a compreender o conceito de alimentação consciente.

De onde veio este conceito?

Embora só agora podes estar a ouvir sobre isto, este conceito já existe desde os anos 70. Em 1995, Evelyn Tribole e Elyse Resch escreveram um livro – com o nome de Intuitive Eating, dando as bases para esta metodologia que te permite lidar com a comida e o teu corpo, em que perder peso é uma consequência de uma estilo de vida mais equilibrado, e não o foco de TODA a tua existência! O livro não está traduzido para português.

Qual a diferença entre intuitive eating e mindfull eating?

Estes conceitos e processos são muito semelhantes. O The Mindfull Eating Center afirma que, mindfull eating é:

  • Permitires-te compreender as oportunidades positivas e nutritivas que estão disponíveis através aa selecção e confeccção dos alimentos, respeitando a tua sabedoria interior

  • Usares todos os teus sentidos na escolha de comer alimentos que sejam satisfatórios e nutritivos para o teu corpo.

  • Reconhecer o tua reacção perante a comida (o que gostos, o que não gostas e o que é indiferente) sem julgamento.

  • Tornares-te consciente das sensações de fome física e de saciedade para te guiar na decisão de quando começa e terminar uma refeição (1)

Comer Intuitivamente não só incorpora todos esses princípios, como também aborda questões de comer pelas emoções e de questões cognitivos (nomeadamente dificuldades em diferenciar fome física e emocional ou quando te sentes verdadeiramente saciada). Aborda também essa sensação de satisfação e de nutrição como ponto focal na alimentação, promove o movimento e a actividade física com o propósito de melhorar a saúde física, mental e emocional, ajuda-te a rejeitar a mentalidade restritiva da palavra dieta, promove o conhecimento básico sobre nutrição sem qualquer tipo de julgamento perante TODAS as comidas, ajuda-te a respeitar o teu corpo em todas as fases do processo e orienta-te na aceitação da forma do teu corpo, tudo enquanto te ensina a ter uma alimentação consciente.

Comer pela intuição é um processo dinâmico que requer corpo, mente, emoção e comidinha!


Quais são os princípios

Existem 10 princípios de deves seguir para seres bem sucedida nesta abordagem:

  1. Rejeita a mentalidade de dieta

  2. Honra o teu apetite

  3. Faz as pazes com a comida

  4. Desafia a tua Polícia da Comida

  5. Sente saciedade com o que comes

  6. Descobre o factor de satisfação

  7. Lida com emoções sem recurso à comida

  8. Respeita o teu corpo (aprende mais sobre isto aqui)

  9. Faz exercício - sente a diferença (vê aqui como podes começar)

  10. Honra a tua saúde com conhecimento básico de nutrição


Ao seguires os 10 principios de Comer Intuitivamente vais regularizar a tua relação com a comida e passar a ter uma alimentação consciente.


Se queres aprender mais sobre cada um destes princípios e como os aplicar, faz o download grátis do Guia dos 10 Princípios de Comer Intuitivamente para Iniciantes que criei especialmente para ti. Guia disponível por tempo limitado.


O que dizem os estudos?

Como já deves ter vivenciado, a não ser que uma dieta mude integralmente o teu estilo de vida, ela não vai resultar a longo prazo. (2)

Por outro lado, vários são os estudos que estão a surgir que demonstram que Intuitive Eating tem efeitos muito positivos e duradouros, especialmente nas mulheres. Isto é totalmente compreensível, visto que nós, historicamente, temos uma pressão muito mais pesada do que os Homens para ser fisicamente perfeitas. Este estudo afirma que Comer Intuitivamente promove a saúde e bem estar psicológico e um Indice de Massa Corporal menor.

Participantes em estudos sobre comer pela Intuilção também afirmaram que melhoraram a sua auto estima, imagem corporal, melhoria geral de qualidade de vida e sentiram menos depressão e ansiedade.

Mas, Joanne, por onde começar?

Ao seguir os 10 princípios mencionados acima e ao incorporá-los na tua vida (à tua maneira!) vais redescobrir a tua intuição para te alimentares de forma natural e sem dramas (acredita, todas temos essa intuição, só que a mascaramos de culpa durante muito tempo!)

Essa intuição perante o nosso apetite é algo fisiológico, mas a cultura dita fitness e vozes exteriores a nós (como pessoas queridas e genuinamente bem intencionadas, mas que não ficam satisfeitas enquanto não terminamos a segunda dose ou não compreendem que não precisamos de tanto alimento como elas) começam a deturpar, desde cada vez mais cedo, todos esses nossos sinais e recetores.


Faz o download grátis (por tempo limitado) do meu Guia dos Princípios de Comer Intuitivamente para Iniciantes e começa a incorporá-los um a um. Se necessário , procura a ajuda de alguém para te guiar neste processo de alimentação consciente. Muitas mulheres sentem que precisam de uma orientação e apoio na sua jornada para redescobrirem como lidar com a comida e o seu apetite, sem desenvolver sentimentos de culpa ou vergonha. Garanto-te, vale muito muito a pena! Se sabes que é isto que queres para ti, e estás disposta a lutar por ti, vai a Serviços e vê como te posso ajudar!


Lembra-te: somos fantásticas. E nunca desistas de ti!

Referências:

(1) https://www.thecenterformindfuleating.org/Principles-Mindful-Eating

(2) https://newsroom.ucla.edu/releases/Dieting-Does-Not-Work-UCLA-Researchers-7832


Não te esqueças de usar o meu código FITJOANNE para 10% de descontos + ofertas grátis e na Prozis e Zumub e o cupão FITJOANNE15 para 15% de descontos + ofertas grátis na EU Nutrition

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png

Copywright© 2020 de Joana Amaral

 

Todos os direitos reservados. Este site ou qualquer parte integrante do mesmo não pode ser reproduzido sem a autorização expressa da autora, seja para fins pessoais ou comerciais.

Política de Privacidade

Termos e Condições

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS