6 dicas para emagreceres

Para perderes gordura de vez, sem andares num ciclo vicioso e sem fim de dietas, não só tens de mudar de hábitos como tens que os manter. Contudo, alterações de hábitos ou de estilo de vida muito radicais não irão funcionar a longo prazo.


Já ouviste alguém dizer ‘perdi muito peso quando deixei de comer hidratos, tenho de o fazer outra vez’? Ou algo como, ‘deixei de comer depois das 18h e perdi 10kg num mês, vou voltar a fazer o mesmo para o mês que vem’? Sabes o que está de errado com estas frases? É que as pessoas perderam peso e voltaram a ganhá-lo, e para o perderem outra vez vão repetir o que fizeram, esquecendo-se que daqui a uns meses estão exatamente onde estavam quando começaram, anos atrás.


Isto porque mudanças radicais não resultam a longo termo. Se queres emagrecer e manter os resultados durante 2 meses, por favor ignora este post. Mas se queres emagrecer e de vez, melhorar a tua saúde, compreender o teu corpo e controlar a tua alimentação e emoções em relação à comida, sê bem vinda.

As dicas abaixo ajudam a ganhares foco e disciplina para manteres um estilo de vida mais saudável e de acordo com os teus objectivos. Estas estratégias têm de ser seguidas diariamente.



Respeita a tua saciedade

Comer é um ritual, e devia ser tratado como tal. O estômago, depois de saciado, envia um sinal ao cérebro a avisar que já está satisfeito. Quem come depressa, vai diminuir ou anular esse sinal, sem dando conta de como se sente em relação ao que acabou de comer e desrespeitando completamente o ritual de uma refeição.

Quantos mais ricos forem os alimentos (com muitas vitaminas, minerais e fibra), mais saciedade vais sentir, pois vais estar a dar ao corpo as propriedades necessárias ao teu bem estar. Vais nutrir o corpo, a dar energia para a atividade do dia a dia, função principal da comida.

Não te esqueças de comer devagar e respeitares as tuas refeições. Se, por motivos de força maior, tens de comer à pressa, compreende que não te vais sentir muito satisfeita, mas isso não pode ser motivo para continuares a comer!

Bebe água durante o dia

Não, água não faz emagrecer. Contudo, é muito frequente confundirmos desidratação por fome. Achaas que tens vontade de comer, quando na realidade tudo o que precisas é de água. Se beberes 1lt de água de uma vez, o nosso corpo não consegue utilizar toda essa água, pelo que é aconselhado ir bebendo durante todo o dia.

Há várias maneiras de aumentar o teu consumo de água:

  • Podes introduzir um copo em todas as refeições

  • Desenhar 8 estrelinhas na tua agenda e ir riscando cada uma à medida que consomes um copo

  • Colocar alarmes estratégicos para te relembrar de beber água

  • Explorar a secção de chás (não acrescentes açucar!)

  • Investir numa garrafa de água reutilizável

A quantidade de água recomendada necessária varia entre 1,5lt e 3 lt por dia.

Mexe mais

Não só para queimares mais calorias, mas também para trabalhares na tua saúde. Muitas de nós vamos ao ginásio apenas com a ideia de queimar calorias. Contudo o nosso corpo é uma máquina que foi feita para se mexer, para correr, para caçar e não para ficar o dia todo sentado no sofá a comer pipocas (por muito apetitoso que seja!).

Pensa, um corpo saudável não tem gordura a mais, o ginásio é um lugar de criar saúde!

Desde ter um plano de treino no ginásio que adoras e que é adequado aos teus objectivos (vê aqui como te posso ajudar) a mexeres-te mais fora de casa.

Por exemplo:

  • Sair umas paragens antes do destino final

  • Estacionar num sitio mais longe do destino final

  • Reservares 20 min para ires caminhar todos os dias

  • Considerar fazeres percursos mais pequenos a pé em vez de automaticamente pegares no carro

  • Ir de escadas em vez de elevador

Musculação também é uma boa estratégia para perderes gordura. O corpo precisa de mais energia para manter o músculo do que a gordura. Quanto mais músculo tiveres, mais podes comer sem ganhar gordura. A quantidade de calorias que gastas em repouso também aumenta, o que significa que quanto mais massa muscular tens, mais calorias queimas durante as 24h do teu dia. Treino de musculação é um excelente investimento do teu tempo. E não ,não vais ficar muito grande nem a parecer um Homem. Trust me!

Tudo cabe em dieta equilibrada

Tudo, menos o excesso. Por isso deixa de rotular as comidas como ‘boas’ ou ‘más’. A comida não tem valor moral, tem nutrição. Compreende mais sobre a comida que consomes e qual a tua relação com ela. A restrição é o primeiro passo para o binge (ou compulsão), se consideras que comer chocolate é ‘fazer asneira’, esse é o primeiro passo para teres uma relação negativa com a comida.

Foca-te em comida natural (cerca de 80% da tua dieta) e come comida que adoras mas que é nutricionalmente mais pobre (mais processada e com mais químicos) todos os dias mas em menor quantidade. Antes de te culpares pelo pacote de bolachas pensa em:

  • Organizar as tuas refeições

  • Consumir proteína magra em todas as refeições

  • Consumir fibra (vegetais e leguminosas) nas refeições principais

  • Levar snacks sempre que vais sair de casa + de 2h

  • Evitar comer após estares saciada

  • Sair de casa e ir dar um passeio quando te sentes mais ansiosa ou triste

Antes de te forcares em tudo o que achas que fazes mal, foca-te naquilo que sabes que devias fazer, mas que ainda não fizeste!

Não fiques com demasiada fome

Este é um erro muito comum da mulher moderna. Muito tempo sem comeres, entre reuniões e mudas de fralda, sem ouvires o teu apetite, ou suprimi-lo em com cafés e gelatinas 0.

Mas o que acontece quando finalmente páras, chegas a casa e respiras? Comes, comes tudo e mais alguma coisa. Devoras o teu frigorífico, as bolacha do filho e o gato do visinho (se for preciso).

Preparar os teus snacks é uma estratégia muito importante para não consumires demais nas refeições principais.

Aqui vão alguns exemplos de snacks nutricionalmente ricos e com poucas calorias:

  • Qualquer receita do meu ebook (completamente grátis)

  • Iogurte kvarg, skyr ou iogurtes proteicos

  • Barra de proteina

  • Frutos vermelhos (têm mais fibra e menos açucar) com cerca de 10 frutos secos

Se por algum motivo não tens condições para fazer snacks a meio da manhã ou tarde, concentra-te em comeres as refeições principais mais compostas, ricas em alimentos naturais, e vai bebendo água durante o dia.

Faz um diário alimentar

Escreveres tudo o que consomes ao longo do dia é uma boa estratégia para teres noção dos teus hábitos, padrões e da relação que tens com a comida. É algo que uso com todas as minhas clientes, que serve não só para elas irem tomando consciência do que comem, como para não desenvolverem ou aumentarem sentimentos de culpa perante a comida. Muitas pessoas comem com vergonha, comem às escondidas. Escreveres, sem julgamento aquilo que comes e olhares para esse relatório no final do dia, vai aumentar a tua ligação com a tua comida, a tua nutrição.

Se sofres de compulsões, escrever supervisionada e guiada por alguém vai ajudar a compreender a razão da compulsão, onde ela começou e perceber a real quantidade de comida consumida em excesso.

Deve ser feito todos os dias, referindo se foi um dia de mais atividade física, mais stressante ou mais desafiante. Depois do registo, convém analisar o que aconteceu durante o dia, o porquê disso e definir o que se tem de mudar para conseguires atingir os objectivos.

Se precisares de ajuda profissional neste campo, vê como te posso ajudar.

Um corpo saudável não é um corpo gordo

Se te focares na saúde, e em mudar um pouco todos os dias, verás que isso vai trazer uma confiança em ti inigualável e fomentar a disciplina necessária para mudares de estilo de vida.

Adeus dietas yoyo, adeus passares anos a tentar emagrecer.

Foca-te na tua saúde, no que tens de fazer todos os dias e põe estas dicas em prática!


Lembra-te: somos fantásticas!

Segue-me no Instagram!

Usa o meu cupão para descontos e presentes grátis na ZUMUB, PROZIS E EU NUTRITION

Copy of 10% zumub.png
10% prozis.png
_10% eu nutrition.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone RSS